SIGA-NOS NAS REDES

O Primeiro Passo no
Mundo do Aprendizado

Assim se inicia a nossa jornada educacional no Colégio Inovar Veiga de Almeida, onde cada pequeno passo é valorizado. Nós acreditamos que a educação infantil é o alicerce para uma vida de aprendizados significativos. Nessa fase, nossos educadores são guiados pela formação humana e global, proporcionando às crianças um ambiente rico em experiências, onde o aprendizado ocorre de maneira lúdica e integrada.

No ambiente acolhedor do Colégio Inovar Veiga de Almeida, nós reconhecemos a singularidade de cada aluno, tratando-os com a afetividade e proximidade necessárias para que floresçam. O início da educação é mais do que a aquisição de conhecimento; é a formação de cidadãos conscientes, críticos e preparados para os desafios do futuro. Nosso compromisso é com um processo educativo que respeita o ritmo e os interesses das crianças, incentivando-as a brincar, explorar, questionar e descobrir, preparando-as não apenas academicamente, mas para a vida.

A base do nosso pilar “Conhecer” é inspirada no princípio da UNESCO “Aprender a Conhecer”, que enfatiza o desenvolvimento da curiosidade intelectual, o prazer de compreender, descobrir, construir e reconstruir conhecimento, e é enriquecida pela teoria sociocultural de Lev Vygotsky. No Colégio Inovar Veiga de Almeida, este pilar está intrinsecamente ligado à inteligência cognitiva. Promovemos uma abordagem educacional que incentiva o pensamento crítico, a análise profunda e a capacidade de aplicar conhecimentos em contextos variados, preparando os alunos não apenas para os desafios acadêmicos, mas também para a vida, salientando a importância de interações sociais e contextos culturais na construção do conhecimento.

“Inovar” reflete o pilar da UNESCO “Aprender a Fazer”, onde a ênfase está na aplicação prática do conhecimento, na habilidade de adaptar-se a novas situações e na capacidade de trabalhar em conjunto para solucionar problemas. No DNA do Colégio Inovar Veiga de Almeida, a inovação está diretamente relacionada à inteligência social. Acreditamos que inovar significa mais do que simplesmente criar algo novo; é sobre colaborar, compartilhar ideias e respeitar diversas perspectivas para construir soluções coletivas que beneficiam a comunidade como um todo.

O pilar “Viver” se alinha ao “Aprender a Viver Juntos” da UNESCO, destacando a importância da coexistência pacífica, do respeito pela diversidade cultural e do desenvolvimento de comunidades sustentáveis. No contexto do Colégio Inovar Veiga de Almeida, esse pilar é cultivado através da inteligência emocional. Encorajamos nossos alunos a desenvolverem empatia, autoconsciência e habilidades sociais, fundamentais para a construção de relações harmoniosas e para o enfrentamento dos desafios com resiliência e compreensão.

 

Por fim, o pilar “Amar” é inspirado no “Aprender a Ser” da UNESCO, que aborda o desenvolvimento integral do ser humano, incluindo aspectos morais, éticos, físicos, emocionais e intelectuais. No Colégio Inovar Veiga de Almeida, este pilar abraça todas as formas de inteligência – cognitiva, social e emocional – pois reconhece a importância do bem-estar individual e coletivo. Promovemos uma educação que valoriza o cuidado de si mesmo e dos outros, a autonomia, a responsabilidade e o amor como fundamentos para uma vida plena e significativa.

A Filosofia Pedagógica do
Colégio Inovar Veiga de Almeida

Filosofia pedagógica que enxerga a educação como uma jornada holística.

No Colégio Inovar Veiga de Almeida, nós seguimos uma filosofia pedagógica que enxerga a educação como uma jornada holística. Este percurso não está limitado apenas ao aprendizado tradicional, ele abraça o desenvolvimento humano em sua totalidade. A educação é vista como uma construção coletiva, em que experiências e valores humanos são compartilhados e cultivados em conjunto. O ambiente escolar, repleto de áreas verdes e espaços abertos, serve como um cenário vivo para o aprendizado, inspirando a curiosidade, o respeito pela natureza e pelo coletivo.

Aprendizado ao Ar Livre

A Sala de Aula Sem Paredes.

No Colégio Inovar Veiga de Almeida, o ambiente é considerado o “terceiro educador”, alinhando-se perfeitamente com os princípios de Reggio Emilia. Nossas áreas verdes e espaços abertos não são apenas cenários de beleza natural, mas sim ambientes ricos em possibilidades pedagógicas, que instigam a curiosidade, promovem o respeito pela natureza e incentivam a investigação coletiva. Esses espaços permitem que as crianças explorem, experimentem e interpretem o mundo ao seu redor de maneira significativa.

Adotamos uma abordagem que valoriza a voz da criança, reconhecendo-a como protagonista de seu próprio processo de aprendizagem. Inspirados por Reggio Emilia, incentivamos a expressão individual e a comunicação como elementos fundamentais para o desenvolvimento cognitivo, emocional e social. Os projetos são concebidos a partir dos interesses e questionamentos das crianças, o que torna a aprendizagem mais relevante e engajadora para elas.

Construindo Uma Base Sólida

Afetividade e Proximidade.

Aqui no Colégio Inovar Veiga de Almeida entendemos que a proximidade é fundamental na educação infantil. Nossa abordagem se baseia na criação de laços fortes de confiança e proximidade entre alunos, educadores e famílias. Este ambiente acolhedor permite que cada criança se sinta segura para explorar seu potencial e desenvolver suas habilidades em um espaço que valoriza o individual de cada criança.

Através de práticas pedagógicas que integram afetividade e conhecimento, promovemos o desenvolvimento integral dos alunos. Acreditamos que a proximidade e o carinho no ambiente educacional são essenciais para formar indivíduos confiantes, empáticos e preparados para os desafios do futuro.

Compreendemos que a jornada educacional iniciada na infância é fundamental para o desenvolvimento integral dos nossos alunos. Acreditamos na força de uma educação que combina Inteligência Emocional, Social e Cognitiva, preparando crianças não apenas para os desafios escolares, mas para a vida.

plugins premium WordPress