SIGA-NOS NAS REDES

METODOLOGIA INOVAR

Metodologia Inovar

Aplicamos, por meio de um consolidado trabalho pedagógico, que tem como propósito promover aprendizagem ativa, em que professores e estudantes dediquem seus esforços para construir / fazer / criar / compor projetos siginificativos, diante de um currículo abrangente, que equilibra o desenvolvimento das 3 inteligências:

CLIQUE NOS CARDS E CONHEÇA MAIS SOBRE AS INTELIGÊNCIAS!

INTELIGÊNCIA EMOCIONAL

Por intermédio de atividades lúdica, reflexivas e vivências, desenvolvemos a inteligência emocional dos nossos alunos, proporcionando o desenvolvimento do autoconhecimento, da sua autoregulação, da autonomia e da autoconfiança, ensinando aos alunos a serem conscientes e a controlarem sua emoções.

INTELIGÊNCIA
SOCIAL

A aprendizagem humana é, acima de tudo, relacional, nossas propostas são desenvolvidas para o aluno ampliar suas habilidades sociais, tais quais trabalhar em equipe, estabelecer metas em comum, postergar a satisfação das necessidades individuais em prol dos objetivos coletivos, e meuitas outras habilidades de convivência, cooperação e colaboração.

INTELIGÊNCIA COGNITIVA

Nossa metodologia proporciona a construção do conhecimento constante, desenvolvendo a competÊncia de aprender a aprender, reunindo de forma intencional as habilidades socioemocionais, aos objetivos de aprendizagem, com o objetivo de conectar e dialogar com os saberes.

Nossos alunos estão no centro do processo e, com disciplina e autonomia, são estimulados a potencializar sua visão de mundo e dialogarem com o conhecimento:

Proposta Pedagógica

Nossas atividades estão alicerçadas aos 4 pilares da educação definidos pela UNESCO para a formação de profissionais do século XXI.

Nosso projeto é baseado em práticas sociointeracionistas. Promovemos a aprendizagem ativa, significativa e colaborativa, unindo a teoria, prática, vivência e experimentação, para o desenvolvimento de crianças e jovens que atuarão no mundo volátil, incerto, complexão e ambíguo.

Nosso dia a dia é permeado por afeto e com práticas que despertem o interesse do aluno, promovendo o engajamento e a motivação para construir o vínculo com os objetos do conhecimento e mantendo a aprendizagem constante.

Observação, avaliação, criação e resolução de problemas, através de mecanismos que desenvolvam as habilidades de relacionar dados, de realizar reflexões críticas, buscar soluções para transformar o saber de ser criativo.

É o processo do desenvolvimento da autorregulação, ou seja, o estudante deve ser capaz de traçar metas, e ir em busca delas, evidenciando iniciativa, criatividade, perseverança e tolerância.

Através da experiência e da prátic, vão tornando a aprendizagem mais significativa, vão se autorizando a testar, a desenvolver e a resolver problemas do mundo real.

Conviver e aprender com as diferenças e as diversidades.

Nossas Habilidades

A metodologia STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática) é uma abordagem educacional interdisciplinar que integra conceitos e práticas dessas cinco áreas do conhecimento. Ela visa promover uma educação mais holística, preparando os alunos para os desafios do século XXI, onde a inovação e a criatividade são essenciais.
Na prática, a metodologia STEAM se baseia em projetos e atividades que estimulam o pensamento crítico, a resolução de problemas, a colaboração e a criatividade. Ela desafia os alunos a aplicarem seus conhecimentos em situações do mundo real, desenvolvendo habilidades práticas e transferíveis para diversas áreas da vida.

Explore o mundo fascinante da matemática em nosso laboratório dedicado a essa disciplina! No Colégio Inovar Veiga de Almeida, localizado na Barra da Tijuca, valorizamos uma abordagem prática e concreta para o ensino da matemática, adaptada para os diferentes estágios de desenvolvimento dos alunos.
Nos anos iniciais do Ensino Fundamental (crianças de 6 a 10 anos), os estudantes são convidados a mergulhar em experiências hands-on no nosso laboratório de matemática. Utilizando materiais concretos e manipulativos, eles exploram os conceitos matemáticos de forma tangível e significativa.
Já nos anos finais do Ensino Fundamental (crianças de 11 a 14 anos), as atividades no laboratório de matemática são cuidadosamente planejadas para promover a compreensão conceitual, o pensamento crítico e a resolução de problemas. Os alunos são desafiados a aplicar os conceitos matemáticos em situações do mundo real, desenvolvendo uma visão mais ampla e contextualizada da disciplina.
Em nosso laboratório, os alunos sentam-se em grupos e assumem diferentes papéis, de acordo com a proposta do professor, favorecendo a colaboração, a comunicação e o trabalho em equipe, habilidades essenciais para o sucesso acadêmico e profissional.
Ao integrar a metodologia STEAM com os princípios de ensino da matemática preconizados por Stanford, nosso laboratório de matemática proporciona uma experiência educacional enriquecedora e diferenciada, onde os alunos podem explorar, descobrir e se apaixonar pelo maravilhoso mundo da matemática. Venha fazer parte dessa jornada de aprendizado e descoberta em nosso laboratório de matemática no Colégio Inovar Veiga de Almeida!


Descubra o Steam Lab Technology: O Espaço de Inovação do Colégio Inovar Veiga de Almeida
No Colégio Inovar Veiga de Almeida, estamos empenhados em proporcionar uma educação de ponta, preparando nossos alunos para os desafios do século XXI. Por isso, nosso Steam Lab Technology é um ambiente projetado para desenvolver habilidades fundamentais, como o pensamento computacional.
O pensamento computacional é uma habilidade essencial para a resolução de problemas em diversas áreas da vida moderna. Segundo a Sociedade de Computação (ACM) dos EUA, o pensamento computacional envolve a formulação de problemas de uma maneira que nos permita usar um computador e outras ferramentas para nos ajudar a resolvê-los.
Ao integrar essa abordagem ao currículo dos anos iniciais do Ensino Fundamental, estamos seguindo uma tendência global na educação. Pesquisas, como as conduzidas por Wing (2006) e Grover & Pea (2013), demonstram que o pensamento computacional não apenas promove habilidades técnicas, mas também desenvolve competências cognitivas valiosas, como a resolução de problemas, a lógica e a criatividade.
Nossas aulas no Steam Lab Technology não se limitam apenas ao uso de tecnologia; elas enfatizam a resolução de problemas, o trabalho em equipe e a comunicação. Os alunos são desafiados a pensar de forma algorítmica, a decompor problemas em partes menores e a buscar soluções criativas.
Com base em pesquisas como as de Grover & Pea (2013), que mostram os benefícios do pensamento computacional para o desenvolvimento cognitivo das crianças, estamos confiantes de que nosso programa no Steam Lab Technology está preparando nossos alunos para serem pensadores críticos e inovadores

No Colégio Inovar Veiga de Almeida, nosso compromisso com a excelência educacional se estende ao ambiente em que nossos alunos aprendem e crescem. Com uma extensão impressionante de 180 mil metros quadrados, localizada no coração da Barra da Tijuca, nossa escola oferece um espaço externo vasto e inspirador para a exploração científica.
Nos anos iniciais do Ensino Fundamental, nossos professores aproveitam esse amplo espaço externo para realizar experimentos contextualizados, promovendo a iniciação científica de forma prática e envolvente. Inspirados em abordagens pedagógicas como o socio interacionismo, os alunos têm a oportunidade de vivenciar os princípios da ciência em um ambiente natural e estimulante
Para os alunos do 6º e 7º ano do Ensino Fundamental, os encontros quinzenais no laboratório são momentos dedicados à exploração científica. Aqui, eles mergulham em práticas experimentais relacionadas ao conteúdo curricular, desenvolvendo habilidades práticas e consolidando seu entendimento dos conceitos científicos.
No 8º e 9º ano, bem como no Ensino Médio, as atividades no laboratório ocorrem conforme o planejamento do professor, permitindo uma adaptação flexível de acordo com as necessidades e objetivos de aprendizagem. No entanto, nas aulas de trilha formativa, os alunos são desafiados semanalmente por experimentos de física, química ou biologia, enriquecendo sua experiência educacional e preparando-os para os desafios acadêmicos futuros.
Estudos como os de Hofstein e Lunetta (2004) destacam a importância das atividades práticas de laboratório na educação científica dos alunos, promovendo uma compreensão mais profunda dos conceitos e habilidades essenciais para o sucesso acadêmico.
No Colégio Inovar Veiga de Almeida, estamos comprometidos em proporcionar uma educação de qualidade que vai além da sala de aula, permitindo que nossos alunos explorem, descubram e se apaixonem pelo mundo da ciência.

Leitura, produção de texto, gramática e oralidade.
Aplicação da segunda língua no desenvolvimento de projetos e experimentos.

Encontros semananais com propósito à reflexão, ao debate, à escuta, à investigação e ao questionamento para desenvolver competências e habilidades.

Prepara os alunos para as novas tendências do mercado, como Robótica, Codificação, Programação, Gamificação e Novas Mídias.

Semana das Linguagens, Semana Verde e Feira Cultural, eventos que incentivem o aluno a pesquisar, discutir, refletir e atuar sobre temas contemporâneos.

Promovemos reflexões, incentivando nosso aluno a tornar-se um agente disseminaodr de valores e atitudes perante a família e a sociedade.

Projetos interdisciplinares que incentivem o aluno a levantar hipóteses, pesquisar, discutir e refletir sobre os conhecimentos adquiridos em sala de aula.

O projeto proporciona ao aluno participar de um plano de empreendedorismo, tendo uma experiência prática na organização e operação de uma empresa.

Aulas e eventos que visem desenvolver, no aluno, um viés comportamental adequado e saudável na relação com o universo financeiro.

Aulas extras, palestras, visitas extracurriculares com foco na preparação emocionall e cognitiva dos alunos para a aprovação das provas de vestibulares e ENEM.

plugins premium WordPress